Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Naja



Em março de 2010 eu resolvi fazer essa Naja. Então uma amiga e eu fomos fazendo juntos até que alguém teve algum compromisso. Nós deveríamos estar a cerca de cinco horas fazendo a cobra e a cabeça estava pronta...
 ... aí o tempo foi passando e eu olhando para aqueles trê metros de papel esperando para serem dobrados em escamas e eu imaginando quanto trabalho isso daria. Só agora em março de 2011 eu tive coragem de dobrar essas escamas, o que somaram 24h para fazer essa cobra. Mas vendo ela pronta eu digo, vale a pena!


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cérberus


Em 2008 eu me aventurei na interpratação de CP. Que é apenas uma folha cheia de traços que indicariam onde vão as dobras base. É muito mais complexo do que seguri diagramas, o que as vezes já é bem difícil. A primeira tentativa deu certo, eu fiz um gnomo que falarei em algum outro post, mas a segunda tentativa foi um Cérberus. Imaginem fazer um Cérberus de papel com apenas essa imagem ao lado.

Está certo que eu deveria começar com peças mais simples pra ir pegando o jeito, mas até que eu peguei bem indo direto nessas. Eu consegui transcrever todas essas linhas exatamente para uma folha azul enorme e quebrando muito a cabeça, eu acabei fazendo todas as dobras indicadas na CP. Mas não consegui ir adiante, ficou pela metade, tinha indicaçaão de onde seriam as cabeças, as patas, etc, mas não saia a peça.
Eis que recentemente o Kamiya Satoshi publicou um diagrama pra o Cérberus e agora eu resolvi fazer. Sim, bem mais fácil agora, mesmo assim essa peças me exige 9h pra fazer. Como sempre fiz umas breves alterações a partir do diagrama, mas aí está minha leitura do Cérberus.



domingo, 8 de maio de 2011

Dragão Ancião



"Há muito tempo, homens e dragões eram um só, então o homem que desejou posses, escolheu a terra e o mar. Dragões que queriam liberdade, escolheram o vento e o fogo. Desde então, homens e dragões permanecem separados."



Esse dragão é o meu xodó ainda, dentre as peças que eu já fiz. Do momento que eu decidi que ia fazer origami na minha vida, lá em 2005, eu demorei cerca de dois anos pra chegar a um nível agradável e conseguir fazer esse dragão. Na época eu ainda não estava familiarizado com esse papel artesanal que faço minhas peças hoje. Pra mim era uma grande vitória. Gosto muito da expressão que é possível atingir com essa peça aliás, é a parte mais importante, pois dobrar muitos conseguem, mas dar vida a peça é coisa pra poucos.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Meus Trabalhos



Aqui vai o segundo e último post introdutório desde blog.

Vou deixar um link de um vídeo dos meus trabalhos para terem uma noção do que eu faço. Este vídeo foi feito pela minha esposa, incluindo a mixagem de som, ela é boa nisso, como podem ver. ^^




E ainda vou deixar o link do meu Picasa, no qual mantenho as fotos dos meus trabalhos.

https://picasaweb.google.com/jackadrn/

Assim como esse blog, que terá postagens sobre novos origamis, o Picasa terá as fotos dos mesmos, além dos antigos.

Até a próxima.